quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Incêndio criminoso em aldeia na Barra do Sul



Incêndio em Casa de Reza Guarani pode ser considerado criminoso

Um dos primeiros ensinamentos que recebemos quando chegamos a uma aldeia Guarani está na importância da Casa de Reza, a Opy, que, como dizem, é a universidade, o hospital e a igreja Guarani. A dimensão da importância da Opy para os indígenas talvez seja difícil de alcançar com palavras, mas, quando se está dentro dela e se permite sentir sua boa energia, logo se percebe sua importância para a cultura e a religiosidade deste povo.
As imagens mostram um incêndio criminoso acontecido no dia 07 de dezembro de 2012, ocorrido na aldeia Jatay ty, ou Conquista, em Barra do Sul, próximo a São Francisco do Sul, litoral norte do estado de Santa Catarina, um ato de violência extrema, divergindo de uma possível convivência pacífica e de respeito às diferenças entre povos. As chamas que queimam a Casa de Reza são as mesmas que queimam as esperança de convivência num mundo harmônico e justo, são as chamas que queimam a liberdade de expressão da religiosidade e da cultura do modo de vida tradicional dos povos indígenas. 



É importante ressaltar que, por trás delas, existem interesses nos conflitos da luta pelas terras, pois considera-se a possibilidade de retaliações contra a demarcação das Terras Indígenas desta região e, portanto, contra o direito destes povos a terras suficientes para viverem de acordo com o seu modo tradicional. Felizmente, estas chamas foram mal colocadas, pois estas não matam a esperança dos Guaranis de um dia, quiçá, poderem viver em paz em suas terras. Os Guarani estão bastante assustados e temerosos de novos atos de violência também nas Terras Indígenas próximas a esta.
Vamos denunciar o descaso com esses povos. Pelo fim da violência contra os povos indígenas.

Um comentário: